PEDRO CRUZ É O PRIMEIRO CAMPEÃO NACIONAL DA JUVENTUDE

PEDRO CRUZ ALCANÇA A VITÓRIA NOS PRIMEIROS CAMPEONATOS NACIONAIS DA JUVENTUDE, AO SER O MAIS RÁPIDO NA PROVA DE 500 METROS
Foram quase 200 atletas em representação de mais de 40 equipas, que estiveram presentes nos campeonatos nacionais de pista que se realizaram nos dias 1 e 2 de fevereiro no velódromo nacional de Sangalhos.
A nossa escola marcou presença, mais uma vez, com a maior comitiva entre as equipas presentes e fez-se representar por 18 atletas e 4 elementos do staff.
Os campeonatos Nacionais de pista que cada ano que passa levam mais atletas e mais equipas a Sangalhos, este ano incluíram as provas de 500 m, perseguição individual, perseguição coletiva, scratch, eliminação e corrida por pontos.
Elites, juniores e cadete, tiveram provas ao longo dos 2 dias de prova, enquanto oque as femininas e os paraciclistas, disputaram as suas provas no sábado, enquanto que os mais novos, os juvenis, tiveram as suas competições no domingo.
As competições iniciaram-se com as qualificações para os cadetes e juniores, com os cadetes a apurarem-se sem dificuldades, enquanto que o nosso júnior Rafael Santos deixou-se surpreender e não se conseguiu apurar para a prova de scratch.
As provas de juniores, foram das mais disputadas, com os nossos atletas a mostrarem-se em excelente forma e a mostrarem capacidade de lutar pelas medalhas até final. João oliveira que correu sozinho na prova de scratch, alcançou um excelente 4º lugar, perdendo o pódio por poucos milésimos. Já na prova de pontos, Rafael Santos, viria a alcançar um magnifico 3º lugar.
Os cadetes, estiveram em excelente plano na prova de scracth ao terminarem 3 no TOP 10. Na prova de pontos mais uma boa prestação com Duarte Rufino a ser o melhor da equipa na 8ª posição. As femininas que também competiram no sábado, estiveram em bom plano ao estarem na luta até final, em todas as provas disputadas, tendo apenas cedido na parte final das mesmas. Nas cadetes, Laura Cardoso, destacou-se na prova de pontos, ao alcançar o 5º lugar, Beatriz Durte, destacou-se na prova de Scracth ao ser 5ª e a Beatriz Ferreira, destacou-se na prova de eliminação a ser 6ª. Já a sub-23 Joana Cortiço, destacou-se na prova de eliminação, onde acabou por ser 4ª classificada, depois de “oferecer” a medalha de bronze a uma adversária já nos últimos metros.
Domingo, estiverem em ação os cadetes, nas provas de equipas e eliminação, os juniores, na prova de eliminação, os masters, nas provas de eliminação e scratch e pela primeira vez em campeonatos Nacionais, os juvenis, nas provas de 500 metros e scratch.
Na prova de eliminação, os cadetes realizaram mais uma excelente prova, com Duarte Rufino a voltar a estar em evidencia ao alcançar a 6ª posição entre os 24 presentes. Nesta prova, grande destaque para o “nosso” atleta de estrada Francisco Silvestre que alcançou a medalha de bronze (correu com as cores da sua equipa de BTT). Os juniores, não estiveram num dia bom e realizaram uma prova um pouco aquém das suas capacidades. Já nos masters, destaque para o treinador Manuel Rodrigues que alcançou a medalha de bronze entre os masters 50 e Nuno Almeida, master 40 que na sua estreia em competição, alcançou um fantástico 4º lugar.
Na prova de scratch dos masters, o master 40 viria a realizar mais uma excelente prestação terminando na 5ª posição e nos masters 50, Manuel Rodrigues acabaria na 4ª posição, depois de no sprint final ter sido “mandado” para fora da pista por um adversário.
Os cadetes realizaram ainda a prova de equipa (perseguição coletiva) onde estiveram muito aquém das suas capacidades, mostrando que será necessário mais trabalho para a época de estrada.
Entre os juvenis, Pedro Cruz, mostrou grande superioridade na prova de 500m, tendo sido o único atleta a realizar um tempo abaixo dos 40 segundos. Este registo permitiu-lhe alcançar o primeiro titulo de campeão nacional da juventude, já que até ao momento não havia títulos de campeão para este escalão. Na prova de Scratch Este atleta voltou a estar em evidencia ao conseguir alcançar o lugar mais baixo do pódio. Destaque ainda para os outros 2 elementos da equipa, com Rodrigo Pissara a alcançar um brilhante 6º lugar na sua primeira competição de ciclismo, deixando excelentes indicações para a época e João António, pouco à vontade na pista, a conseguir acompanhar o pelotão até final.      
 
Classificações dos nossos atletas:
LAURA CARDOSO - CADETE F: SCRATCH - 9º; PONTOS - 5º; ELIMINAÇÃO – 7º
BEATRIZ FERREIRA - CADETE F: SCRATCH - 11º ; PONTOS - 8º ; ELIMINAÇÃO - 6º
BEATRIZ DUARTE -CADETE F - SCRATCH - 5º ; PONTOS - 6º ; ELIMINAÇÃO - 8º
JOANA CORTIÇO - SUB 23 F. - SCRATCH - 6º ; PONTOS - 4º ; ELIMINAÇÃO - 4º
MANUEL RODRIGUES - MASTER 50 - SCRATCH -4º ; ELIMINAÇÃO -
NUNO ALMEIDA - MASTER 40 - SCRATCH -5º ; ELIMINAÇÃO - 4º
JOÃO OLIVEIRA - JUNIOR - SCRATCH - 4º ; PONTOS - 15º ; ELIMINAÇÃO - 20º
RAFAEL SANTOS - JUNIOR - SCRATCH - NQ ; PONTOS - ; ELIMINAÇÃO - 16º
VALENTIM FERREIRA - JUNIOR - ELIMINAÇÃO – NQ
FRANCISCO SILVESTRE - CADETE - SCRATCH - 6º; PONTOS - 6º; ELIMINAÇÃO -
DIOGO VENANCIO - CADETE - SCRATCH - 8º; PONTOS - 12º; EQUIPAS - 7º; ELIMINAÇÃO - 17º
RAFAEL MACHADO - CADETE - PONTOS - 22º; EQUIPAS - 7º;
JOÃO ROSEIRA - CADETE - SCRATCH - 23º; EQUIPAS - 7º; ELIMINAÇÃO - 22º
DUARTE RUFINO - CADETE - SCRATCH - 9º; PONTOS - 8º; EQUIPAS - 7º; ELIMINAÇÃO - 6º
PEDRO CRUZ - JUVENIL - SCRATCH - ; 500M – CAMPEÃO NACIONAL                              
JOÃO ANTÓNIO - JUVENIL - SCRATCH - 15º                                                                     
RODRIGO DUARTE - JUVENIL - 500M - 12º                         
RODRIGO PISSARRA - JUVENIL - SCRATCH - 6º ; 500M - 13º