MILHARADO PRESENTE ENTRE AS MELHORES EQUIPAS DO PELOTÃO DE CADETES NO GRANDE PRÉMIO DOS CAMPEÕES – TROFÉU ANTÓNIO ADEGAS

 

A cargo da Federação Portuguesa de Ciclismo e das Associações de Ciclismo de Lisboa e de Setúbal, disputou-se a primeira corrida de cadetes (atletas de 15 e 16 anos) do calendário nacional de 2019. A prova que reuniu cerca de 100 atletas, contou com duas etapas e visou homenagear uma velha glória do ciclismo nacional – António Adegas, oriunda de Santiago do Cacém, local de partida e chegada da segunda etapa.  

 

A primeira etapa disputada entre Almeirim e Vila Franca de Xira,  disputou-se em pelotão compacto, com a chegada a ficar marcada por uma queda grave, que envolveu muitos atletas e acabou por condicionar a classificação final dos envolvidos, como foi o caso do nosso cadete Diogo Venâncio, que foi um dos atletas a cair quando se encontrava em excelentes condições de lutar pela vitória da etapa. Os azares de uns acabam por ser a sorte de outros e no grupo que discutiu a vitória, destacou-se Diogo Pinto, que triunfou com 2h05m09s de prova, com o melhor atleta do Milharado a ser Tomás Mota, na 12ª posição, com os seus colegas a fecharem a classificação coletiva na 3ª posição entre as 16 equipas presentes.

No entanto e sem bonificações, os atletas envolvidos na queda, acabaram por ficar com o mesmo tempo do vencedor, ficando tudo em aberto para a segunda etapa.


No domingo a caravana deslocou-se até ao Alentejo, mais propriamente até Santiago do Cacém, terra da ex glória do ciclismo que este troféu homenageou. Ao longo dos 77,7 quilómetros de extensão assistiu-se a muitas movimentações na cabeça do pelotão, com a ultima fuga, já a poucos quilómetros da linha de meta, a conseguir a maior vantagem a ter como protagonistas Valentim Ferreira (ACD Milharado-DriveonHolidays-Mafra) e Diogo Saleiro (ACR Roriz), no entanto e mais uma vez a fuga acabou por ser anulada e foi com um pelotão compacto que os atletas disputaram a vitória de etapa. A vitória da competição decidiu-se no desempate pelos pontos, com a vitória na etapa inaugural e o terceiro lugar na tirada decisiva a darem a camisola amarela a Diogo Pinto, que fica na história como o vencedor da primeira edição do Grande Prémio dos Campeões – Troféu António Adegas.


Os atletas de Mafra, que nesta prova tiveram como companheiro de equipa Francisco Silvestre da equipa AEBTTRIO, levavam como objetivo a conquista da camisola da juventude. No entanto e apesar de todos terem tido um excelente desempenho, os adversários revelaram-se mais fortes e não possivel ir além do 9º lugar de Tomás Mota, entre os mais novos. Ainda assim o 6º lugar coletivo entre as 16 equipas presentes é demonstrativo do bom desempenho da equipa.    

Tomás Mota, na sua segunda corrida de estrada, no escalão de cadetes, mostrou uma grande capacidade de aprendizagem e acabou por ser o melhor atleta da equipa, na classificação geral final, com 18º lugar;

Francisco Silvestre, adaptou-se muito bem à equipa e teve um desempenho muito positivo, ao terminar na 19ª posição;

Diogo Venâncio, que mesmo com uma violenta queda na primeira etapa, demonstrou que já é um verdadeiro ciclista.  Mesmo cheio de hematomas e de escoriações, partiu para a segunda etapa, acabando por ser mesmo o melhor elemento na linha de meta, em 17º lugar. No final classificou-se na 29ª posição;

Duarte Gama, mostrou estar em excelente nível e foi o elemento mais trabalhador em prova e ainda assim concluiu a mesma na 41ª posição .

Valentim Ferreira, tentou a sua sorte na segunda etapa e arriscou tudo ao se lançar na maior fuga da corrida a poucos quilómetros da chegada, acabando por chegar com algum atraso para pelotão. O 42º lugar final não é demonstrativo das boas indicações que deixou para as próximas provas.

Nuno Cardoso, continua a sua evolução e nesta prova mostrou que o trabalho começa a dar frutos.

A jornada  ficou concluida com um "almoço em familia", com os pais presentes a juntarem-se à festa...