JUNIORES DO MILHARADO DESTACAM-SE NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE ESTRADA

 

Paredes acolheu, nos passados dias 17 e 18 de Agosto,  os campeonatos nacionais de estrada 2019.

Depois de alguns anos em Castelo de Vide, este ano os campeonatos nacionais para os escalões de formação disputaram-se na zona norte, mais propriamente em Paredes, terra de ciclistas e de amantes do ciclismo, que pretende apostar no talento jovem como forma de promover a modalidade.

Foram mais de 300 atletas em representação de cerca de 50 equipas, que disputaram os Campeonatos Nacionais de Estrada e de contra-relógio, para Juniores e Cadetes e ainda para as femininas, que apenas disputaram a prova de contra-relógio.

A prova de contra-relógio disputou-se no sábado, em Paredes, enquanto que as provas em linha, iniciaram-se em Lordelo e terminaram na Rebordosa, atravessando várias freguesias e trazendo muita gente à rua, em particular na Rebordosa, onde se assistiu a uma enchente de publico ao longo de grande parte do percurso, a algo não muito usual nos escalões de formação.

A nossa escola marcou presença em todos os escalões e em todas as provas disputadas, levando como principal objetivo a disputa das provas em linha. Por essa razão, no sábado marcámos presença com 2 atletas por cada escalão, obtendo resultados do meio da tabela.

No domingo, a prova de cadetes ficou marcada pelo mau tempo que se fez sentir, tendo esta situação provocado inúmeras quedas e avarias entre os jovens atletas. O nosso cadete Tomás Mota, acabou por ser uma das vitimas, com uma queda bastante grave que acabaria por o forçar a desistir. Dos restantes elementos destacou-se Diogo Venâncio, que chegou integrado no pelotão, numa prova onde no final dos 87 km, mais de metade dos atletas viria a desistir ou ser eliminado.

Da parte da tarde disputou-se a prova de fundo dos juniores, com 118 km para percorrer. À partida, os nossos 5 atletas sabiam das dificuldades do percurso e desde cedo mostraram estar preparados para o mesmo. Assim não foi de estranhar que os nossos equipamentos, aparecessem a maior parte do tempo na frente da corrida. A prova acabaria por ficar marcada por uma fuga, com vários atletas, entre os quais o nosso júnior Rafael Santos.  Com as dificuldades do percurso a acumularem-se, a fuga foi perdendo elementos, tendo a 2 voltas do final, ficado com apenas 6 elementos, de onde acabariam por sair os 2 que iriam chegar isolados à meta, deixando paras os restantes elementos da fuga, onde se incluía o atleta de Mafra, a luta pelo lugar mais baixo do pódio, com o nosso atleta a conseguir o 5º lugar.

Dos restantes elementos da equipa do Milharado, destaque ainda para João Oliveira e Hernâni Silva, que chegaram integrados no restrito pelotão que concluiu a prova. Dos 135 atletas à partida apenas 42 conseguiram concluir dentro do tempo regulamentar.

 

Classificações dos atletas do Milharado:

PROVA DE FUNDO  

Cadetes

37º Diogo Venâncio

63º Valentim Ferreira

DNF Nuno Cardoso

DNF Tomás Mota

Juniores

5º Rafael Santos

28º Hernâni Silva

31º João Oliveira

DNF Nuno Silva

DNF Ivo Gonçalves

PROVA DE CONTRA-RELÓGIO INDIVUAL

Cadetes

24º Tomás Mota

26º Valentim Ferreira

Juniores

27º Nuno Silva

41º Ivo Gonçalves

Femininas

14º Laura Cardoso (cadete)

5º Filomena Paulo (Master 40)