JÚNIOR JOÃO ANTÓNIO EM DESTAQUE NA VOLTA A PORTUGAL DE JUNIORES
Menos de uma semana depois de ter terminado a Volta a Portugal de cadetes, foi para a estrada, aquela que é a corrida mais importante do calendário nacional Sub 19 - a 17ª Volta a Portugal em Bicicleta de Juniores, com a organização a cargo da Federação Portuguesa de Ciclismo, com apoio da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e vários municípios locais.
Este ano o pelotão contou com 139 atletas, sendo constituído por 17 equipas nacionais, a que se associaram 4 conjuntos estrangeiros, sendo 3 espanhóis e 1 francês que tiveram que enfrentar 424 quilómetros, distribuídos por quatro etapas, uma das quais com dois setores.
A nossa equipa, que marcou presença apenas com 5 atletas, não levava objetivos muito ambiciosos, já que para além de 2 ausências importantes, 3 dos atletas eram de primeiro ano.
A primeira etapa, ligou a Covilhã ao Fundão, num percurso de 111 quilómetros, acabou por originar muitos abandonos devido ao calor intenso que se fez sentir, com as temperaturas a chegarem aos 40º, tendo um dos nossos atletas não conseguido terminar a etapa e dois terminado já com um atraso considerável, que nos deixou desde logo impossibilitados de estar na luta pela classificação coletiva.
O segundo dia de competição, teve uma jornada dupla, com uma ligação de 73,5 quilómetros, entre Penamacor e o Sabugal, com uma passagem pela Sortelha, a 13,7 km da chegada, que acabou por fazer alguma seleção de valores. Nesta etapa um dos nossos atletas, foi um dos azarados da jornada, que acabou por não conseguir terminar dentro do tempo, devido a uma avaria.
De tarde disputou-se, no Soito, o segundo setor, da segunda etapa, um contrarrelógio individual de 15,4 quilómetros.
No sábado, disputou-se a etapa rainha, já que foi a mais longa e mais exigente da competição, com um total de 120 km, com os atletas a saírem de Almeida em direção a Manteigas, onde passaram por 2 vezes, com uma contagem de montanha de primeira categoria na Estrada Florestal, a 12 quilómetros da meta final.
A última etapa, disputada no domingo, teve 104 quilómetros e ligou Mêda a Celorico da Beira, onde as quatro contagem de montanha em Celorico da Beira, Cruzinha, Aldeia da Serra e Celorico da Beira, acabaram por não trazer grandes alterações na classificação final.
Os nossos atletas de primeiro ano estiveram em bom plano, com destaque para o João António que foi o melhor atleta da equipa, ao terminar na 16ª posição da geral e 8º entre os atletas de primeiro ano. Coletivamente a nossa equipa terminou na 18ª posição entre as 21 equipas que se apresentaram à partida.