GALA DE APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE CICLISMO

Realizou-se no passado sábado, 22 de fevereiro a cerimónia de apresentação da equipa para a época de 2020.
A cerimonia, que este ano não incluiu o já tradicional passeio de BTT, cuja realização irá ocorrer aquando da festa de encerramento da época, iniciou-se por volta das 19h30 e reuniu mais de 150 pessoas, onde se incluíam várias individualidades como o Sr. Vereadora da Câmara Municipal de Mafra, Dr. António Felgueiras, o Presidente da Associação de Ciclismo de Lisboa, o Sr. Leonel Miranda, vice-presidente da Assembleia da Federação Portuguesa de ciclismo alguns patrocinadores, familiares e amigos dos atletas.

O responsável pela Escola de Ciclismo, Manuel Rodrigues começou por destacar a importância do trabalho realizado pela escola de ciclismo, que ao longo dos anos tem conseguido manter, a única escola de ciclismo do conselho de Mafra, no topo do ciclismo de formação, com uma escola inclusiva que forma jovens, através do desporto, incutindo em todos os atletas, desde os mais novos, com apenas 5 anos de idade até aos mais velhos com 18, princípios como, trabalho com rigor, dedicação à modalidade, respeito pelos adversários, respeito pelas regras, valores que acabam por ser a base dos inúmeros sucessos alcançados todos os anos e que permitem que a escola tenha atualmente 58 campeões nacionais, 2 dos quais conquistados já na presente época e que têm contribuído para que, atualmente, alguns dos atletas que passaram pelo Milharado estejam a correr no pelotão profissional, como é o caso do atleta da LA Pecol, Miguel Salgueiro, de Tiago Antunes, na EFAPEL e do Algarvio Amaro Antunes, na W52 Futebol Clube do Porto, para alem de vários atletas no escalão de Sub-23. Da nossa escola saíram também as 2 únicas atletas femininas profissionais, que competem no mais alto escalão do ciclismo feminino, Daniela Reis e Maria Martins. Realçou também que o sucesso da escola se deve à grande dedicação da equipa técnica, que dispõe de inumeras horas do seu tempo, de forma completamente gratuita e ao grande apoio de alguns pais que tudo fazem para que nada falte aos jovens ciclistas, como foi o caso do jantar da festa, onde tudo foi feito por mães e pais de atletas. A apresentação dos atletas começou com o coordenador da escola de ciclismo a proceder à chamada dos seus atletas um a um, fazendo uma breve referencia ao seu percurso desportivo, onde foi possível constatar que alguns atletas, mesmo sendo ainda muitos novos, já possuem currículos desportivos impressionantes, como é o caso da juvenil Pedro Cruz que, com apenas 13 anos de idade, está já na sua 7ª época de ciclismo, contando com 1 título Nacional , conquistada já esta época.

O Sr. Vereador António Felgueiras usou da palavra, onde enalteceu a importância do trabalho feito pela coletividade da A.C.D. Milharado e em particular pela Escola de Ciclismo Manuel Martins, que através da formação de jovens ciclistas, tem promovido a modalidade e levado o nome do concelho de norte a sul de Portugal.

Mais uma vez a cerimónia encerrou com a bênção da equipa, pelo pároco do Milharado.  

Composição da Escola de Ciclismo Manuel Martins da Associação Cultural e Desportiva do Milharado para 2020:  
Equipa técnica:
Coordenador e treinador de Juniores – Manuel Rodrigues;
Treinador escolas – Raquel Rodrigues;
Treinador de cadetes - Jorge Marques;
Diretora Desportiva/Femininas – Cristina Rodrigues;
Diretor Desportivo – Ricardo Magalhães
Gestor de conteúdos informáticos - Gonçalo Rodrigues  

Atletas:
Equipa Feminina:
JOANA PEREIRA (SUB-23/ELITE);
RUTE SANTOS (JUNIOR);
BEATRIZ DUARTE (CADETE);
BEATRIZ FERREIRA (CADETE);
LAURA CARDOSO (CADETE);
Paraciclismo:
JOÃO MARQUES
Juniores: 
DIOGO ANTUNES (EX: Escola de Ciclismo de Almodôvar)
GONÇALO ESTRELA (BTT – Estreante)
GUILHERME PEREIRA (BTT – Estreante)
HERNÂNI RSILVA
JOÃO COSTA (EX: Escola de Ciclismo de Almodôvar)
JOÃO OLIVEIRA
RAFAEL SANTOS
Cadetes: 
DIOGO VENÂNCIO
FRANCISCO SILVESTRE
TOMÁS MOTA
RAFAEL ACHADO
FREDERICO FERNANDES
ALEXANDRE LOPES
JOÃO ROSEIRA
HELMER FRANCISCO
DUARTE RUFINO (EX: Escola de Ciclismo de Almodôvar)
CRISTIANO LUZ (Estreante)
Juvenis:
PEDRO CRUZ
RODRIGO VIEIRA
ANA RODRIGUES
JOÃO ANTÓNIO
RODRIGO DUARTE
ERIK REIS
RODRIGO PISSARRA
GONÇALO VITAL
Infantis:
TOMÁS SANTOS
JOÃO PISSARRA
FRANCISCO FERREIRA
Iniciados:
CAROLINA SILVA
GONÇALO FERNANDES
LARA LOURENÇO
LOURENÇO ALMEIDA
MIGUEL MALHÃO
LUCAS SOARES
Benjamins/Pupilos:
MARIA CRUZ
DUARTE SANTOS
BEATRIZ NOVOA
Amadores:
MANUEL RODRIGUES (master 50);
NUNO ALMEIDA (master 40);
PEDRO MALHÃO (master 40);
JOÃO JERÒNIMO (Elite)

Para a presente época a escola conta com os seguintes apoios/patrocinadores oficiais:
ACD MILHARADO; AGRIVENDA; ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DE LISBOA ; Bombeiros Voluntários da Malveira ; CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA; CARPINTARIA MEC. JOSÉ ANTº FERNANDES; CARREIRA & GAMA; CAIXA DE CRÉDITO AGRICOLA MUTUO DE MAFRA; CHICO DAS CEBOLAS; CREDIBOM; DRIVEonHOLIDAYS ; EXPRESSGLASS; FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO; FERNANDO VICENTE SEGUROS; INTERMARCHÉ; JB PEÇAS (peças); JERÓNIMO & MORAIS ; UNTA DE FREGUESIA DO MILHARADO; LASO TRANSPORTES; LEVAGORA; MOTOREIS / CICLOREIS; MOVEFREE; Paulo Jorge Electricista ; PEDRO MALHÃO UNIPESSOAL; PEROLA PARALELA; PNEUS GAMA; ROBERT MAUSER - VENDA PINHEIRO ; SOBRALCAR ; SONYMARIO LDA ; TRANSGRUA; TRANSPORTES FLORÊNCIO & SILVA; VIANA & SOUSA/EDIMEL ; ZÉ DAS MOLAS;
 
Site Oficial:    www.acdmilharado.pt    

fotos: Rute Santos
Texto: Manuel Rodrigues