FESTA DE APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE CICLISMO PARA 2019

FESTA DE APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE CICLISMO MANUEL MARTINS DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DO MILHARADO
No ano em que completa 20 anos ao serviço do ciclismo de formação a escola de ciclismo Manuel Martins realizou a festa de apresentação dos atletas que compõem as equipas e o já tradicional passeio de BTT pela região Oeste.
Foram cerca de 200 participantes que aderiram aos passeios de BTT e pedestre, com a animação a iniciar-se logo bem cedo nesta pequena localidade do concelho de Mafra.
Este ano os participantes tiveram à sua disposição 2 percursos de BTT, o principal com 25 km e um para os menos preparados com 12 km e 1 percurso pedestre. Como já vem sendo tradição, os passeios incluíram os abastecimentos onde não faltaram as bifanas, sandes de leitão, arroz doce e outras iguarias.
Muitos dos que participaram nos passeios matinais, não quiseram abandonar a festa e optaram por ficar para o almoço, de tal forma que os 250 lugares existentes, acabaram por ser insuficientes, tendo sido mesmo necessário recorrer a algum improviso para se conseguir sentar todos os presentes.
Assim, foi com o salão de festas da coletividade completamente lotado com mais de 250 pessoas, onde se incluíam várias individualidades como a Sra Vereadora Aldevina Rodrigues da Câmara Municipal de Mafra e do Sr vice-presidente Luis Soares da Câmara do Sobral de Monte Agraço, o tesoureiro da Junta de Freguesia do Milharado, Hugo Sabido em  representação da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Presidente da Associação de Ciclismo de Lisboa, vários patrocinadores, familiares e amigos dos atletas, que se realizou a cerimónia de apresentação das equipas de ciclismo. O responsável pela Escola de Ciclismo, Manuel Rodrigues fez um breve discurso, tendo começado por fazer referencia ao facto da escola de ciclismo iniciar a vigésima época de ciclismo e à grande importância que o Milharado foi ganhando ao longo dos anos e que levaram a que hoje em dia seja uma das referencias no que respeita ao ciclismo de formação, facto ainda mais relevante se considerarmos que, nos últimos anos, tudo isto tem sido levado a cabo por uma equipa de voluntários que contam com o apoio de alguns pais de atletas que se disponibilizam para ajudar e que fazem desta escola uma verdadeira família, facto que acaba por uma das referencias da nossa forma de estar no desporto e que é notado por todos, fazendo com que muitos atletas se queiram juntar a esta escola, às vezes de bem longe como já foi o caso, no passado, de atletas oriundos do Porto e do Algarve e atualmente de Santarém e Leiria.
Esta época a escola irá contar com alguns novos patrocinadores e um maior envolvimento dos antigos, cujos apoios indispensáveis para a formação dos jovens, irão permitir entre outras coisas a renovação da totalidade dos equipamentos e melhorar o parque de viaturas com a utilização de 2 viaturas recentes e a modernização da imagem das mesmas. 
O coordenador da escola  Manuel Rodrigues finalizou o seu discurso com o agradecimento aos patrocinadores, entidades, atletas, pais e amigos, cujo envolvimento tem permitido manter de pé o sonho do Manuel Martins iniciado no ano de 2000 e que esta época passa, mais uma vez por marcar presença em todas as provas de estrada e de pista de âmbito nacional em todos os escalões. 
A apresentação iniciou-se com o coordenador a chamar os seus atletas um a um, fazendo referencia ao seu percurso desportivo, onde foi possível constatar que alguns atletas, mesmo sendo ainda muitos novos, já possuem currículos desportivos impressionantes.
Seguidamente foram vários os convidados a usar da palavra, com destaque para a responsável pelo associativismo dp conselho Mafra, Dra Aldevina Rodrigues a usar da palavra, salientando a importância do trabalho feito pela coletividade da ACD Milharado e em particular pela sua secção de Ciclismo, que através da formação e jovens ciclistas, tem levado o nome do concelho de norte a sul de Portugal.

Composição da Escola de Ciclismo Manuel Martins da Associação Cultural e Desportiva do Milharado para 2019:

Equipa técnica:
Coordenador e treinador de juniores e cadetes  Manuel Rodrigues
Diretor - Jorge Marques
Diretora Femininas  Cristina Rodrigues
Treinador Escolas  Ricardo Dias
Mecânico - Pedro Reis
Adjunto - Vítor Ferreira
Massagista  Filomena Paulo
Estagiário  Filipe Santos
Gestor de conteúdos informáticos - Gonçalo Rodrigues

Equipa Feminina:
Filomena Paulo      Master 40; 
Vanessa Pereira      Elite
Raquel Rodrigues   Sub-23;
Mariana Talhinhas  Sub-23;
Catarina Marçal      Sub-23;
Rute Santos           Júnior;
Beatriz Duarte       Cadete (estreante nas vertentes de estrada/pista);
Laura Cardoso       Cadete (estreante nas vertentes de estrada/pista)

Juniores:
Samuel Lourenço;
Nuno Silva;
Ivo Gonçalves;
Tomás Gama; 
João Oliveira; 
Rafael Santos;
João Vieira (estreante);
Hernâni Silva (estreante)
Gonçalo Antunes (estreante)

Cadetes:
Nuno Cardoso;
Duarte Gama;
Tomás Lourenço;
Valentim Ferreira;
Diogo Venâncio;
Pedro Vieira;
Tomás Mota (Estreante na vertente de estrada);
João Santos (estreante)

Juvenis:
Beatriz Ferreira;
Ana Rodrigues;
Rafael Machado;
Frederico Fernandes;
João Roseira;
Pedro Cruz;
João António (estreante);
Erik Reis (estreante)
Infantis:
Rodrigo Vieira;
Rodrigo Duarte (estreante);
Tomás Santos (estreante)
Mariana Antunes (estreante)
Iniciados:
Francisco Ferreira;
Gonçalo Fernandes;
Lourenço Almeida;
Lara Lourenço;
Benjamins:
Carolina Silva
Pupilos:
Miguel Malhão (estreante)
Leonor Cruz (estreante);
Pedro Cardoso (estreante);

Masters/Amadores (pista):
João Jerónimo - Elite
Pedro Malhão  Master 30
Manuel Rodrigues  Master 50

Apoios/Patrocínios:
DRIVEonHOLIDAYS CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA CREDIBOM  EXPRESSGLASS  VIDROS PARA VIATURAS  SOBRALCAR  NISSAN PNEUS GAMA KLEBER TRANSGRUA ROBERT MAUSER  LASO TRANSPORTES INTERMARCHÉ - MAFRA, ERICEIRA, MALVEIRA  PEROLA PARALELA EDIMEL CÂMARA MUNICIPAL SOBRAL MONTE AGRAÇO JUNTA DE FREGUESIA DO MILHARADO FERNANDO VICENTE SEGUROS PEDRO MALHÃO UNIPESSOAL LDA CARREIRA & GAMA CAIXA DE CRÉDITO AGRICOLA MUTO DE MAFRA LEVAGORA MOTOREIS / CICLOREIS  MOVEFREE  JERÓNIMO & MORAIS CARPINTARIA MEC. JOSÉ ANTº FERNANDES  TRANSPORTES FLORÊNCIO & SILVA AGRIVENDA  CHICO DAS CEBOLAS   ZÉ DAS MOLAS  VASECA - METALOMECÂNICA  NOVACITACOR   JB PEÇAS  MPM PORTUGAL  JORNAL BADALADAS  JORNAL DE MAFRA  JORNAL CARRILHÃO  RCM - RÁDIO CONSELHO MAFRA  SONYMARIO LDA  PAULO JORGE ELECTRICISTA  BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MALVEIRA