EQUIPA EM EXCELENTE PLANO NA XIV VOLTA A PORTUGAL DE JUNIORES

A 14.ª edição da Volta a Portugal de Juniores correu-se, entre 22 e 25 de agosto, no distrito da Guarda. Durante quatro dias, os corredores encontraram etapas para todos os perfis de ciclistas, de modo a que o vencedor, André Domingues, da escola de Ciclismo Bruno Neves, acabou por ser aquele que se revelou ser o mais completo dos participantes.

No total foram 25 equipas, 19 Portuguesas, 4 Espanholas, uma Colombiana e uma Belga, representadas por 165 atletas com idades entre os 16 e os 18 anos. A representar o conselho de Mafra, estiveram 5 atletas em representação da escola de ciclismo da ACD Milharado/Driveonholidays/Mafra.   

Este ano a Volta a Portugal de Juniores arrancou, no centro da Guarda, pelas 16 horas, onde se disputou um prólogo individual, com a distância de 5,6 km. Os atletas de Mafra não se deram vem com o inicio da competição e apenas Hernâni Silva, não perdeu muito tempo face ao vencedor.

No dia 23 de agosto, a 1ª etapa arrancou em Celorico da Beira, por volta das 12h30, com destino a Mêda, numa distância de 118,2 km, onde a maior dificuldade acabou por ser o muito calor que se fez sentir. Nesta etapa, o nosso atleta Ivo Gonçalves, acabou por não resistir à dureza da etapa, enquanto que os restantes atletas da equipa estiveram em excelente plano, em particular os atletas de primeiro ano que chegaram na dianteira do pelotão, contribuindo para o excelente 8º lugar coletivo.

A 2ª etapa, a mais longa da competição, disputou-se no dia 24 e ligou Figueira de Castelo Rodrigo ao Sabugal, numa distância de 130 km. Com um dia idêntico ao anterior, em termos de altas temperaturas, os nosso atletas voltaram a dar-se bem e mais uma vez os resultados foram excelentes, com a equipa a ser 6ª entre as 25 em prova.   

A ultima etapa com 112,1 quilómetros, iniciou-se em Fornos de Algodres e terminou em Seia, depois de seis contagens de montanha, muito movimentados, onde se formaram vários grupos de fugitivos. No entanto a abordagem da primeira passagem pela meta, uma contagem de montanha de terceira categoria, a menos de 20 quilómetros do final, só sobravam três corredores na frente da corrida.
Os atletas do Milharado, na discussão da juventude conseguiram entrar na frente do pelotão na parte decisiva da etapa, com destaque para Rafael Santos e João Oliveira a conseguir chegar entre os primeiros.

No final a excelente prestação dos nossos atletas, permitiu que a equipa concluísse a XIV volta a Portugal de Juniores na 7ª posição entre as 25 equipas presentes e 4ª entre as 19 portuguesas.   

 

 

Classificações dos atletas da ACD Milharado/Driveonholidays/Mafra:

PROLOGO:

23º      Hernâni Silva

80º      João Oliveira

97º      Rafael Santos

120º     Nuno Silva

162º     Ivo Gonçalves

Equipas: 18ª

 

PRIMEIRA ETAPA:

23º      Rafael Santos

30º      João Oliveira

49º      Hernâni Silva

101º      Nuno Silva

DNF     Ivo Gonçalves

Equipas: 8ª


SEGUNDA ETAPA:

11º        Rafael Santos

23º      João Oliveira

33º      Hernâni Silva

74º      Nuno Silva

Equipas: 6ª

 

TERCEIRA ETAPA:

20º      Rafael Santos

26º      João Oliveira

38º      Hernâni Silva

73º      Nuno Silva

Equipas: 8ª

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

15º       Rafael Santos (Juventude 4º)

22º      João Oliveira (Juventude 7º)

33º      Hernâni Silva (Juventude 11º)

83º      Nuno Silva

Equipas: 7ª