EQUIPA DE CADETES EM GRANDE DESTAQUE NA TAÇA DE PORTUGAL DE CADETES

A região da Bairrada acolheu, no passado fim de semana, de 21 e 22 de maio a fase final da Taça de Portugal de Cadetes. Com os cerca de 90 atletas, em representação de 19 equipas, que se qualificaram para esta fase a terem que disputar um contra-relógio no sábado e um prova em linha de 88 km no domingo.
A nossa equipa esteve bem representada por 5 atletas e levava aspirações a um bom lugar no final da taça, fruto do 2º lugar alcançado na fase de apuramento entre as equipas da zona B (Sul).
No sábado, os atletas disputaram um contra-relógio de 14 km, com partes bastante técnicas, com chuva que foi alternando ao longo da prova, que acabou por prejudicar alguns atletas, como foi o caso do nosso atleta João António, o melhor classificado na Taça, que realizou toda a sua prova debaixo de chuva, mas que ainda assim obteve um excelente 5º lugar final e que o colocou na 3ª posição da taça. Os restantes elementos da equipa também tiveram um excelente desempenho que permitiu alcançar o 3º lugar coletivo e o primeiro pódio do fim semana.
No domingo, os atletas tiveram um percurso de 88 km para encontrar os novos vencedores de 2022, com a chuva a tornar a prova mais perigosa e a provocar muitas quedas. Felizmente os nossos atletas, que permaneceram toda a prova integrados no pelotão, foram passando incólumes às quedas, mas não aos furos, com Rodrigo Pissarra e Eric Reis a serem os menos “sortudos”, mas a mostrarem a maturidade e capacidade necessárias para se recolocarem no pelotão.
A história da prova viria a decidir-se nos últimos quilómetros da prova, quando se isolaram 4 atletas na frente da corrida e o pelotão se fragmentou em vários pequenos grupos, com a nossa equipa a ficar com 4 dos nossos atletas no grupo perseguidor, conseguindo assim um excelente 2º lugar entre as equipas.
Com mais este excelente resultado, a equipa acabaria por fechar a Taça de Portugal na terceira posição, sendo a melhor equipa da zona B.
A nivel individual destaque para o 5º lugar no final da Taça obtido pelo nosso atleta João António. 
 
Classificações dos nossos atletas:
Contra-relógio
5º - João António
17º - Rodrigo Pissarra
21º - Pedro Cruz
25º - Eric Reis
OTL – Rodrigo Duarte
CLASSIFICAÇÃO COLETIVA – 3º
Prova em linha
12º - Eric Reis
13º - Pedro Cruz
16º - Rodrigo Pissarra
19º - João António
69º – Rodrigo Duarte
CLASSIFICAÇÃO COLETIVA – 2º
 
CLASSIFCAÇÃO FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL DE CADETES:
5º - João António
20º - Rodrigo Pissarra
23º - Eric Reis
24º - Pedro Cruz
69º – Tomás Monteiro
CLASSIFICAÇÃO COLETIVA – 3º