BALANÇO DA ÉPOCA 2019

 

Terminou no passado domingo a época de 2019, com a realização do tradicional circuito das Vindimas em Almeirim.  
 
O balanço deste época, na qual completámos 20 anos ao serviço do ciclismo de formação, foi mais uma vez positivo, já que continuamos a ser uma das escolas que mais contribui para o desenvolvimento da modalidade, marcando presença em quase 100 competições nacionais e internacionais.
 
Ao nível das classes de formação, normalmente conhecidas pelas classes de “escolas”, fomos ao longo da época, a escola de ciclismo quase sempre com o maior contingente de atletas em prova, incluindo o encontra nacional de escolas, evento de ciclismo que reúne o maior numero de atletas federados. Este ano foram quase 800 os atletas que participaram no encontro de escolas em Almeirim.  
 
Ao nível das classes de competição, cadetes, juniores, femininas e masters, a época que até prometia ser bastante positiva, em virtude de termos muitos atletas em todos os escalões, acabou por ficar um pouco aquém das espectativas, com as nossas equipas a ficarem condicionadas pela desistência de alguns atletas ao longo da época. Ainda assim, mesmo com equipas reduzidas, no caso dos cadetes e juniores, não deixámos de marcar presença em todas as provas realizadas a nível nacional, dando sempre excelentes indicações, com alguns resultados bastante positivos. Como foram o caso da Volta a Portugal de Juniores, o Troféu internacional Alves Barbosa,  os Campeonatos Nacionais de estrada, a Taça de Portugal de Esperanças e os campeonatos Nacionais e Taça de Portugal de Pista.
 
Com as finanças em ordem, fruto de uma gestão rigorosa das verbas e com o facto destas serem aplicadas exclusivamente para os nossos atletas (diretamente ou através dos meios colocados à sua disposição), já que todos os que colaboram com a escola de ciclismo o continuam a fazer de forma graciosa, foi-nos possível ter à nossa disposição meios que permitiram disponibilizar aos nossos atletas condições impares na modalidade. Esta época fomos sem qualquer dúvida, a escola que melhores condições disponibilizou aos seus atletas, desde o transporte à estadia, passando por toda a alimentação, incluindo a desportiva, com o clube a suportar todas as despesas ao longo da época.
 
Esta época também foi possível passar a utilizar um novo espaço no clube, que nos permite ter condições para acolher todos os nossos atletas, situação que era uma das lacunas da nossa escola e que passou a possibilitar entre outras coisas ministrar aulas teóricas.
 
Foi também a época em que mudernizámos a imagem das nossos viaturas, passando a adotar uma imagem mais atual e que melhor evidencia a nossa marca e os nossos patrocinadores.
 
2019 foi também o ano em que foi possível licenciar mais dois treinadores, entre o nosso staff e assim ultrapassar uma das dificuldades, há muito existentes. A partir da próxima época, teremos para além do treinador nível 2, Manuel Rodrigues, os treinadores nível 1,  Jorge Marques e Raquel Rodrigues.
 
Marcámos presença em 95 competições, onde alcançamos 119 pódios e 34 vitórias. Dos resultados alcançados ao longo da época destacam-se os seguintes:
  • Filomena Paulo - Campeã Nacional masters 40 femininos – Pista – (Scratch);
  • Filomena Paulo - Campeã Nacional masters 40 femininos – Pista (Eliminação);
  • Filomena Paulo – Vencedora Taça de Portugal masters 40 femininos – Pista (Eliminação);
  • Filomena Paulo – Vencedora Taça de Portugal masters 40 femininos – Pista (Scratch);
  • Manuel Rodrigues – Campeão Nacional Masters 50 – Pista (Scratch);
  • João Marques  – Vencedor Taça de Portugal paraciclismo
Participação em 17 provas das Classes de Escolas, tendo obtido:
  • 2 vitórias coletivas;
  • 3 Vitórias Individuais;
Participação em 41 provas da Classe de Cadetes, tendo obtido:
  • 1 Vitória Individual;
Participação em 48 provas da Classe de Juniores, tendo obtido:
  • 3 Vitórias Individuais;
Participação em 33 provas da Classe de Femininas, tendo obtido:
  • 12 vitórias individuais;
Participação em 15 provas da Classe de Paraciclismo, tendo obtido:
  • 11 vitórias individuais;
Para que isto tudo fosse possível, foram estes os números de 2019
38.000 km percorridos pelas nossas viaturas,  
3.684 horas de trabalho distribuidas pelos 9 elementos que fizeram parte do nosso staff
48 atletas, distribuídos pelos vários escalões:
            3 Masters/amadores
            7 Femininas
            1 Paraciclista
            9 Juniores
            8 cadetes
            9 Juvenis
            3 Infantis
            4 Iniciados
            1 Benjamin
            3 Pupilos
 
Por fim, uma palavra de apreço a todos os que, de alguma forma colaboraram com a Escola de ciclismo da A.C.D. Milharado, nomeadamente os Patrocinadores e alguns pais, sem os quais este balanço teria por certo outros contornos.
 
Escola de ciclismo Manuel Martins, um projeto de poucos para muitos!

APOIOS: DRIVEonHOLIDAYS – EXPRESSGLASS - SOBRALCAR – CREDIBOM - CÂMARA MUNICIPAL DE MAFRA - LASO TRANSPORTES - PEDRO MALHÃO - CARREIRA & GAMA - CCAM MAFRA - CHICO DAS CEBOLAS – LEVAGORA -  TRANSGRUA – MUNICÍPIO  SOBRAL MONTE AGRAÇO - PNEUS GAMA - PEROLA PARALELA – MOVEFREE - JERÓNIMO & MORAIS - PNEUS KLEBER – INTERMARCHÉ - ROBERT MAUSER - VENDA PINHEIRO - VIANA & SOUSA/EDIMEL - FERNANDO VICENTE SEGUROS - CARPINTARIA MEC. JOSÉ ANTº FERNANDES - TRANSPORTES FLORÊNCIO & SILVA – AGRIVENDA - ZÉ DAS MOLAS – PAULO JORGE ELECTRCISTA AUTO - JUNTA DE FREGUESIA DO MILHARADO - MOTOREIS / CICLOREIS - JB PEÇAS - MPM Portugal - JORNAL O ERICEIRA – JORNAL BADALADAS – JORNAL DE MAFRA – JORNAL O CARRILHÃO- RCM – RÁDIO CONCELHO DE MAFRA - SONYMARIO LDA - FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO - ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DE LISBOA – BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MALVEIRA